O capitão Falcão e o debate que falta

Estreia na próxima 5ª feira, 23 de Abril, Capitão Falcão, que, julgando pelo trailer, promete ser a mais divertida comédia Portuguesa das últimas décadas. Também acho importante que já seja possível fazer um filme destes, ainda que, imagino, haja sempre vozes descontentes, como não podia deixar de ser, e ainda que a mensagem possa não só refletir mas também contribuir para a persistência de certos mitos. Seja como for, em termos gerais, “o país” já não leva isto a mal, e se o filme contribuir para algum debate, então ótimo.

maxresdefault

Seria o Estado Novo o bicho papão que tantas vezes é pintado, indiferente ao bem-estar das pessoas? Será o Portugal moderno que vemos à nossa volta apenas um resultado das conquistas da democracia? (Indicadores simples sugerem que muitas conquistas já vinham de trás, apesar de ser difícil saber, apenas com base nestes indicadores gerais, o que teria acontecido se a democracia tivesse acontecido antes.)

O que quero salientar é que já é altura ― e seria até saudável para o correto diagnóstico dos problemas de hoje do país ― de se falar mais, e serenamente, sobre o que foi o Estado Novo (e não foi sempre igual) e sobre o seu rescaldo refletido no imaginário das pessoas. Há vários mitos que persistem sobre este assunto, que ainda é politicamente sensível. Mas uma continuação do debate que existiu há uns anos quando foi lançada a História de Portugal editada por Rui Ramos seria útil.

No próximo post vou falar sobre a evolução da desigualdade em Portugal nos últimos 250 anos.

Anúncios

One thought on “O capitão Falcão e o debate que falta

  1. Nuno,

    Essa discussão que falas e que, por exemplo, está tão bem representada naquela trabalho com o Jaime sobre a eficácia da educação entre a I República e o Estado Novo, só será feita serenamente quando nós tivermos pela meia idade. Até lá, ainda há uma geração altamente politizada que não vai conseguir distanciar-se o suficiente para analisar o período da forma devida.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s