O fim do dinheiro físico?

Na Dinamarca o dinheiro físico vai acabar.

Ainda bem. O dinheiro físico é uma relíquia do passado e no futuro vai ser assim. Pelo menos nos países ricos, já que nos países pobres grande parte da população não tem sequer acesso a uma conta bancária, até porque não compensa aos bancos comportar os custos de manutenção de tais contas. (Mesmo nos países desenvolvidos, cerca de metade as pessoas não dão quaisquer lucros aos bancos.)

Euro, 1, Coin, Currency, Europe, Money, Wealth

O fim do dinheiro físico é uma boa ideia, entre outros motivos porque até pode tornar mais difícil a fuga de impostos e a lavagem de dinheiro.

Note-se, no entanto, que aquilo que vai acabar são só as notas e moedas físicas, não o dinheiro ou “moeda” no sentido económico do termo; “dinheiro” é apenas um ativo muito líquido e que geralmente não paga juro nominal. Por exemplo, qualquer montante numa conta a ordem.

Será que em Portugal o dinheiro físico também vai acabar? Penso que sim, que é uma questão de tempo. Mesmo para pagar um café nas aldeias mais isoladas, desde que haja acesso a uma rede de telemóveis, vai ser possível aceder à internet, e assim pagar usando o telemóvel, que irá ser usado de uma forma análoga ao multibanco, mas com custos muito menores para o comerciante.

Anúncios

2 thoughts on “O fim do dinheiro físico?

  1. Não acredito que o papel-moeda ou mesmo as moedinhas irão um dia acabar. A razão está na própria consideraçao de as aldeias mais isoladas. Certamente existirão aldeias criadas exatamente pra se livrar da internet. Alem do mais, por que confiariamos tanto assim no sistema financeiro?

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s