Portugal era a Nigéria

Em 1950, os portugueses tinham um redimento por pessoa quase tão baixo como o dos nigerianos de hoje. E o português “médio” tinha menos rendimento que o cabo-verdiano “médio” tem hoje.

Devido ao histerismo mediático à volta de assuntos de curto prazo, e aos (reais) problemas que a economia portuguesa tem enfrentado nos últimos 15 anos, é fácil esquecer os enormes progressos que Portugal fez no século XX.

Portugal em 1950 ($2086 por pessoa) era mais pobre que Moçambique é hoje (2010, últimos dados disponíveis, $2613) e apenas marginalmente mais rico que a Nigéria também em 2010 ($1876). Portugal era, em 1950, claramente mais pobre que Cabo Verde é hoje ($2735, dados de 2008). 

Estes números são em termos reais (dólares PPP de 1990), ou seja, já corrigem o efeito da inflação e de diferentes custos de vida em diferentes sítios.

8- Ilha do Fogo a renacer das cinzas - Revista Nos Genti -

Estas comparações não são isentas de problemas, até por não terem em consideração questões de distribuição. Angola tinha $1600 por pessoa em 2010, o que contrasta com a impressão (errada) que muita gente tem em Portugal de Angola ser um país com muitos ricos. Mas também é possível que o “bem estar mediano” em Portugal em 1950 fosse superior ao de Cabo Verde hoje. Seja como for, como eu discuti anteriormente, Portugal era bastante desigual em 1950, mas também o são quase todos os países pobres hoje. E estou aqui a definir riqueza (um stock) como rendimento por pessoa (um fluxo), o que apenas é “aproximadamente” correto, mas na prática não faz diferença neste contexto.

Finalmente, nem sempre é fácil comparar bens e serviços de diferente qualidade e natureza (não existiam “tablets” em 1950) através do tempo. Mas como a qualidade e variedade dos bens disponíveis aumentou, e a desigualdade diminuiu, estas considerações são secundárias, e até dão mais peso à evidência quantitativa. Na segunda metade do século XX, Portugal fez os maiores progressos de sempre da sua História.

Fonte para os dados: Maddison project

Fonte para a foto (Cabo Verde): Nós Genti

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s