Sobre quando e porquê Portugal se tornou o país mais pobre da Europa Ocidental

O Instituto Mais Liberdade produziu este gráfico que mostra Portugal como o país mais pobre da Europa Ocidental desde a primeira metade do século XIX.

O gráfico recebeu muitas críticas ignorantes no Twitter. No entanto, está certo.

Na verdade é apenas a fonte que está errada. Aqui então fica + um facto: O Maddison Project Database (MPD) não produz dados nem séries, apenas coleciona dados de outros. E mais, o site deles até diz explicitamente para serem citados os autores originais. No caso de Portugal até 1850, estes dados são os do Jaime Reis e meus:

Fonte: Palma, N., & Reis, J. (2019). From convergence to divergence: Portuguese economic growth, 1527–1850. The Journal of Economic History, 79(2), 477-506.

Atualização: o Instituto Mais Liberdade já emitiu um comunicado a corrigir as fontes.

E para o período depois de 1850, para que já existem dados bons há algum tempo (com a exceção de alguns períodos da segunda metade do século XIX, mas isso é uma discussão para outro dia), são dados de trabalhos anteriores de Jaime Reis e de outros.

Clarifico portanto que o Maddison Project Database (MPD) não produz dados nem séries, apenas as coleciona (e nalguns casos faz ligações simples entre séries). Fica uma analogia: o MDP é como o PORDATA (ainda que por vezes vejamos jornalistas a escrever “Fonte: Pordata”, o que é uma aberração).

Fora isto, o gráfico está certo; não mostra toda a realidade como é evidente, mas o que mostra está certo. Por exemplo, não mostra a grade convergência que aconteceu na segunda metade do século XX e as suas causas. Não se pode contar a História Económica de um país com um gráfico apenas.

No Twitter há um enorme número de pessoas (incluindo historiadores que se querem sérios) a exibir a sua ignorância sobre tudo isto, afirmando que estes dados têm que ser inventados ou defendendo explicações erradas, mas enfim… Estão perdoados: mas aprendam. Infelizmente, penso que não o vão fazer. Da próxima sou bem capaz de aqui meter screenshots com as asneiras. Fica o aviso.

aqui falei neste blogue várias vezes das causas (este vídeo é um sumário). Deixo também aqui uma ligação para o meu tweet com ligação para vários trabalhos (por exemplo, este ou este) para quem queira saber mais.

1 thoughts on “Sobre quando e porquê Portugal se tornou o país mais pobre da Europa Ocidental

  1. Obrigado caro compatriota.
    É de gente lúcida, investigadora e conhecedora que o País precisa, mas não aqui dentro, porque se não a ‘maralha’ política trata logo de o tornar ‘dependente’ …
    Obrigado também pela coragem e carinho que dedica a Portugal.
    Obrigado também pelo seu desespero de ver o nosso País sem sair do pântano, desespero igual a tantos que sofrem esse efeito da incompetência dos políticos.
    Abraço.

    Gostar

Deixe um comentário